VILAS COM ENCANTO de El Bierzo
Peñalba de Santiago
A rota para Peñalba de Santiago é uma das mais belas paisagens de todas que existem na região de Castela e Leão. Um vale virgem dominado por exuberantes bosques de carvalhos, rios e cachoeiras naturais, alguma pequena aldeia que se integra na paisagem e cujos habitantes, cada vez menos, quebram o silêncio e a tranquilidade deste vale que parece ter parado no tempo: o Valle del Silencio, virgem, natural e exuberante. A vila, erguida sobre uma rocha, à qual deve o seu nome, nos invernos nevados, é coberta por um manto branco sobre o qual se ergue a igreja de Santiago, em puro estilo moçárabe, declarada Monumento Nacional em junho de 1931. Peñalba de Santiago, Bem de Interesse Cultural, fica em Oza, o coração da Tebaida em Leão. Para chegar a esta vila, declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1976, é necessário percorrer todo o vale que na época também era chamado de caminho dos monges. Só a caminhada para chegar a esse mirante já vale a pena. Daqui poderá ver a magnificência da vegetação num amplo espectáculo encerrado pelas alturas escarpadas, com os picos de Silla de la Yegua, Pico Tuerto e Aguiana.
Molinaseca
Molinaseca é um ponto do Caminho de Santiago e um dos enclaves mais importantes da Ruta Jacobea. As suas ruas de sabor medieval convidam a fazer uma paragem para explorar a sua história. Descendo do Monte Irago, após passar por Foncebadón, esta cidade, declarada Conjunto Histórico-Artístico em 1975, obriga a desfrutar do seu passado e do seu presente vivo.
A vila de Molinaseca, lugar de parada obrigatória para os milhares de peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela e para os visitantes que decidem visitar esta zona de Leão, é uma cidade viva que soube preservar a sua história. Na Idade Média o povoado pertenceu ao senhorio de Ramiro Froilaz, sobrinho do Cid Campeador. O domínio posterior da Molinaseca foi dividido entre a Abadesa de Carrizo, o abade do Monasterio de Sandoval e o Bispo de Astorga.
A pegada do peregrino pode ser vista logo na entrada da aldeia onde se encontra a igreja de Nuestra Señora de las Angustias, ao lado de um ambiente de férteis pomares cultivados pelos habitantes de Molinaseca.
Bembibre
Bembibre está localizado no vale do rio Boeza, o principal afluente do Sil, também chamado de vale Bierzo Alto.
O seu nome (bene vivere) qualifica as condições do seu solo, a bondade do seu clima e a sua boa localização geográfica para o comércio, uma vez que comunica o planalto com o depressão Berciana. Sua economia sempre foi agrícola, até a chegada da ferrovia. A riqueza do carvão mudou o seu sistema de subsistência.
A sua quinta situa-se num alçado de onde se destaca um castelo em ruínas, a que os locais chamam de palácio, pertencente aos condes de Alba de Liste, senhores da vila desde o século XV. As casas da povoação, com as típicas paredes de barro e lousa, situam-se em ruas «bagunçadas» e algumas ainda são empedradas, entre as quais se podem visitar as suas Igrejas, como San Pedro, românica, e também de San Ecce Homo, que junto com a sua envolvente natural formam uma bela visita. »
This is the preview of the «Pueblos con encanto El Bierzo» Visualizar.